top of page

Nossa história

Saiba mais

------

História do CRCFN - atual CIAMPA

​

Em 1934, o Comandante-Geral do CFN, Almirante Milcíades Portela Alves, criava uma Companhia Escola, primeira Unidade no âmbito do CFN destinada à formação de Soldados Fuzileiros Navais, instalando-a na Fortaleza de São José, Ilha das Cobras - RJ.

 

Em 1953,  a Companhia Escola foi transferida para o Complexo Naval da Ilha do Governador.

 

Posteriormente, em 1957, essa Companhia foi extinta e criado o Centro de Recrutas do Corpo de Fuzileiros Navais (CRCFN),que em 1965 passou a ocupar as instalações na área onde hoje está o Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero), até 1971, data em que foi transferido para a Ilha da Marambaia.

 

Na Ilha da Marambaia, o CRCFN permaneceu até 1981 (sic), quando foi novamente transferido para uma nova área militar, onde atualmente está localizado, em Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ.

 

Em 20 de maio de 1994, o Decreto no 1.143 alterou sua denominação para Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, em homenagem ao idealizador da instrução no CFN.

​

Fonte: https://www.marinha.mil.br/ciampa/historico

----------------------

Paranenses no CFN - O Início 

​

Entre os anos de 1979, 1980 e 1981 a Marinha do Brasil fez o recrutamento de voluntários para o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais em cidades do interior do Paraná, específicamente do Oeste, Sudeste e Noroeste do Paraná (Maringá, Paranavaí, Querência do Norte, Londrina, Pato Branco, Marechal Cândido Rondon, Campo Mourão, Cascavel, entre outras). 

​

Naqueles anos, centenas de paranaenses engrossaram as fileiras do Corpo de Fuzileiros Navais. Em 1980, diversos jovens paranaenses, entre 17 e 21 anos, foram levados, após seleção em concurso público, de ônibus, diretamente para a Ilha da Marambaia, onde estava localizado o Centro de Recrutas do Corpo de Fuzileiros Navais (CRCFN), instalado no Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia - CADIM. 

​

1980 fora o último ano do Centro de Recrutas do Corpo de  Fuzileiros Navais no CADIM, na Ilha da Marambaia, a partir de 1981 passaria a ser em Campo Grande - RJ.

​

Também em fins daquele ano de 1980 chegaram os primeiros voluntários que iriam compor os primeiros pelotões de recrutas em Campo Grande - RJ, no ano seguinte (1981).  

​

6ª. Turma de Voluntários ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais

 

A nossa história - 17º. Pelotão, 18º. Pelotão e 19º. Pelotão de 1980

​

Em uma noite de início de agosto de 1980 que chegaram os penúltimos voluntários (haveria ainda mais alguns que chegariam em outubro ou novembro) em Itacuruçá, e lá embarcamos em um navio, que depois soubemos chamar-se ETP (Embarcação de Transporte de Pessoal) "Aviso Sargento Borges" R47 (o famoso Borjão).

​

Uma travessia em direção à Ilha da Marambaia, e, como nós éramos um monte de "capiaus", gente que nunca vira mar na vida, imagina; descobrimos naquela noite o que era ficar mareado. 

​

Desembarcamos no pier da Marambaia já noite alta, vimos uns soldados de roupa verde (depois viríamos a saber que era "cáqui") e logo achamos aquilo estranho; o sentimento geral era de que não estávamos na Marinha.. afinal, para nós, paranaenses de córrego, rio e lagoa, marinheiro usa uniforme branco...

 

Para muitos seria a primeira vez que se ouviria falar de FUZILEIRO NAVAL... já na chegada formação para passar pelo paiol e receber a primeira muda de roupas.. um par de kichute preto, meias beges, cuecas, um calção azul e camiseta regata branca.... acho que recebemos também a manta e o material de rancho: caneca e jogo de talher

 

Em formatura nos deslocamos aos alojamentos e ali começava uma nova etapa de nossas vidas.

Um tormento para uns, para outros uma aventura, para muitos uma nova oportunidade.

​

Daqueles rapazes, alguns ficaram, outros desistiram, Dos que ficaram e "juraram bandeira" no mês de dezembro de 1980, alguns permanceram firmes até o fim e cumpriram 30 anos de caserna. Outros foram ficando pelo caminho.. 

 

Aqueles paranenses de 1980 foram os últimos combatentes anfíbios forjados na Ilha da Marambaia. 

​

Agora é o momento de nos reunirmos novamente e, quem sabe, revivermos aqueles momentos incríveis de nossas vidas. Em breve, juntos novamente, na Marambaia, onde tudo começou!

​

Hoje, 40 anos após a nossa primeira jornada rumo ao Corpo de Fuzileiros Navais, alguns já se apresentaram ao Batalhão Celestial, outros tantos estão na Reserva, alguns ainda trabalhando na Briosa e outros na vida civil.

 

40 anos depois, voltaremos para rever aquelas instalações, hoje, local de treinamento da Marinha do Brasil. 

​

ADSUMUS!

bottom of page